Publicações > Artigos Nota Econômica Semanal - Cadastro Geral de Empregos (Caged) - MTE

Serviços avançam na geração de emprego em Março

O total de empregos gerados em marços de 2.024 no CAGED (cadastro geral de empregados e desempregados) publicado, o setor de serviços obteve um saldo positivo de 148.722 mil ou seja 61% dos empregos formais.

O Brasil passou a ter 244.310 mil trabalhadores com carteira assinada em março de 2.024. No acumulado do ano os dados divulgados pelo Caged, foram 719.033, sendo o setor de serviços responsável por 419.286 (58% de participação), houve saldo positivo na geração de vagas em todos os cinco grupos de atividades.

Esse crescimento no setor de serviços é um indicativo importante da recuperação econômica, já que esse segmento desempenha um papel significativo na economia brasileira, abrangendo uma ampla gama de atividades, desde tecnologia da informação até turismo e hospitalidade. A criação de empregos neste setor é essencial para impulsionar o crescimento econômico e promover a estabilidade no mercado de trabalho.

Dados do mercado de trabalho se mostraram mais benignos do que o esperado em março. A taxa de desemprego foi de 7,9% no primeiro trimestre do ano, abaixo das expectativas de mercado. A população ocupada teve alta tanto pelo lado dos formais quanto dos informais, reforçando ainda uma resiliência do mercado de trabalho no primeiro trimestre.

Clique para visualizar o arquivo PDF