Área do Associado
FAQ
Publicações > Artigos Boletim Econômico FIPE - Fevereiro 2022

PUBLICAÇÕES
Boletim de informações da FIPE
Edição No 497 Fevereiro/2022

 

 

Artigos

 

Vera Martins da Silva comenta dados recentes relativos às finanças públicas do Brasil, como o resultado primário e nominal e a dívida líquida do governo federal.
Download > Finanças Públicas


Vera Martins da Silva comenta os recentes resultados das contas externas brasileiras e destaca o aumento do déficit em transações correntes.
Download > Setor Externo

 

 

Índices

 

 

 

 

Carlos Nathaniel Rocha Cavalcante e Rodrigo De-Losso apresentam os principais indicadores das finanças públicas do município de São Paulo, resumindo as principais restrições orçamentárias da cidade e como este ente federativo tem gerido seus recursos.
Download > Acompanhamento das Finanças Públicas do Município de São Paulo (2017-2021)


Fabiana Rocha comenta algumas das dificuldades para a implementação de uma reforma tributária ampla, como o viés de status quo e a heterogeneidade da sociedade.
Download > A Necessária Economia Política da Taxação


Mauricio Dias Leister comenta uma proposta da criação, no Brasil, de um título público previdenciário inspirado na Standard-of-Living-Indexed Forward-starting Income-only Securities (SeLFIES), um título público de longo prazo e indexado pela inflação, para pagamento de cupons no momento da aposentadoria.
Download > Tesouro Direto Previdência: Uma Proposta de SeLFIES Brasileiro para Auxiliar no Planejamento da Aposentadoria


Gabriel Brasil discute o novo acordo da Argentina com o FMI, destacando o seu ineditismo com relação às condicionantes associadas à negociação, e às lições trazidas para o debate econômico.
Download > O Novo Acordo da Argentina com o FMI e as Lições para a Discussão Econômica do Brasil


Guilherme Tinoco analisa como se comportou a economia brasileira em 2021, baseando-se em dados da indústria, comércio e serviços, bem como utilizando o indicador agregado de atividade do Banco Central, o IBC-Br.
Download > A Atividade Econômica em 2021


O NEFIN apresenta os principais fatores de risco utilizados na literatura, assim como o dividend yield, short interest e IVol-BR, utilizando dados brasileiros.
Download > Relatório de Indicadores Financeiros


O CEMEC – Fipe analisa a retomada do crescimento da poupança financeira das famílias no fim do ano de 2021, revertendo a queda observada a partir de setembro, e formula algumas hipóteses sobre as razões desse desempenho.
Download > Nota CEMEC Fipe 01/2022: Poupança Financeira das Famílias Aumenta e não Reforça o Consumo em 2021

 

 

 

 

Economia e História

 

 

 

José Flávio Motta chama a atenção para um importante episódio anterior à independência política do Brasil: a abertura dos portos do país, que abriu a nação ao comércio direto estrangeiro, ocorrido em janeiro de 1808.
Download > Abertura dos Portos, Janeiro de 1808: Rumo à Independência do Brasil


Rômulo Manzatto comenta o lançamento do documentário Confisco, com direção de Felipe Tomazellie e Ricardo Martensen, que procura recons-tituir o episódio da retenção dos ativos financeiros de pessoas físicas e empresas, no início do programa de estabilização do governo Collor.
Download > Confisco (2021) e as Memórias do Plano Collor

 

 

Pesquisa na FEA - Economia

 

 

 

 

Esta seção divulga a pesquisa acadêmica desenvolvida por mestrandos e doutorandos do Departamento de Economia da FEA/USP, publicando os resumos das dissertações e teses defendidas recentemente.
Download > Pesquisa na Fea – Economia

 

 

 

 

Panorama Macroeconômico

 

 

 

Edição n. 497 completa
Download da edição completa

 

 


 



< Voltar
Tel.: (11) 3872-9880 Rua Almirante Pereira Guimarães, 211 Pacaembu - São Paulo - SP
CEP 01250-001
© SINDECON-SP. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo do SINDECON-SP. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. All rights reserved.