Área do Associado
FAQ
Publicações > Artigos Boletim Econômico FIPE - Março 2023

PUBLICAÇÕES
Boletim Informações FIPE
Edição Nº 510 Março/2023

 


Artigos

 

 

 

 

Vera Martins da Silva analisa a trajetória da economia brasileira no ano de 2022, à luz de dados do IBGE.
Download > Nível de Atividade

 

 

 

Índices

 

 

 

 

Hélio Zylberstajn analisa a relação de trabalho existente entre trabalhadores e empregadores no modelo de trabalho de plataforma, tão comum na atualidade.
Download > Um Modelo Provocativo para Regular o Trabalho em Plataformas


Rogério Constanzi e Mário Magalhães analisam a evolução do microempreendedorismo individual e a substituição da carteira assinada por essa modalidade e a forma como o MEI impacta a previdência social.
Download > A Evolução do Microempreendedor Individual (MEI) e os Impactos no Financiamento da Previdência Social e no Mercado Formal de Trabalho


Carlos Cavalcante e Rodrigo de De-Losso analisam a evolução das finanças públicas paulistas nos anos de 2019-2022, considerando a arrecadação, gastos e endividamento.
Download > Acompanhamento das Finanças Públicas do Estado de São Paulo (2019-2022)


Gabriel Brasil analisa a lei trabalhista no contexto de trabalho análogo à escravidão, considerando a recente descoberta de mais de 200 trabalhadores em algumas vinícolas gaúchas.
Download > As Lições Econômico-Regulatórias do Caso de Escravidão Moderna no Sul do Brasil


José Alex Rego Soares analisa a criação do BID à luz de interesses diversos dos países latino-americanos ante a maior potência mundial, os Estados Unidos.
Download > Apontamentos de um Debate para a Necessidade de uma Instituição de Desenvolvimento na América Latina: O Caso do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)


No último artigo, de uma série de três, Rai Chicolli, David Rachamn e Giuliana Isabella estimam o modelo para analisar a relação entre o valor percebido e a justiça de preço, para diferentes tipos de canais.
Download > Analisando Valor Percebido e Justiça de Preço em Diferentes Canais de Venda - Parte 3


O NEFIN apresenta os principais fatores de risco utilizados na literatura, assim como o dividend yield, short interest e IVol-BR, utilizando dados brasileiros.
Download > Relatório de Indicadores Financeiros

 

 

 

Economia e História

 

 

 

 

Rômulo Manzatto analisa as ideias econômicas da Liga das Nações, enfatizando sua inclinação liberal clássica, com ênfase em livre comércio e não intervenção governamental.
Download > Ideias Econômicas na Liga das Nações


Ivan Salomão analisa a crise brasileira política, econômica e institucional da década de 1960 à luz dos expoentes cepalinos no país.
Download > Análise da Crise do Início dos Anos 1960: Uma Controvérsia Cepalina

 

 

 

Pesquisa na FEA - Economia

 

 

 

 

Esta seção divulga a pesquisa acadêmica desenvolvida por mestrandos e doutorandos do Departamento de Economia da FEA/USP, publicando os resumos das dissertações e teses defendidas recentemente.
Download > Pesquisa na Fea – Economia

 

 

 

Panorama Macroeconômico

 

 

 

 

Edição n. 510 completa
Download da edição completa

 

 



< Voltar
Tel.: (11) 3872-9880 Rua Almirante Pereira Guimarães, 211 Pacaembu - São Paulo - SP
CEP 01250-001
© SINDECON-SP. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo do SINDECON-SP. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. All rights reserved.