Área do Associado
FAQ
Publicações > Artigos Boletim Econômico FIPE - Maio 2023

PUBLICAÇÕES
Boletim Informações FIPE
Edição Nº 512 Maio/2023

 

Artigos

 

 

 

 

Vera Martins da Silva analisa a evolução das contas públicas brasileiras nos primeiros meses de 2023, considerando a aprovação da PEC da Transição, com sua flexibilização dos gastos pelo governo central.
Download > Finanças Públicas


Vera Martins da Silva estuda a evolução das contas externas brasileiras no começo do ano de 2023, explicitando quedas das exportações, importações e reservas comerciais.
Download > Setor Externo

 

 

 

Índices

 

 

 

 

Hélio Zylberstajn estuda a relação entre a taxa de inflação e o nível de atividade econômica no que tange às renegociações salariais realizadas por sindicatos.
Download > Negociação Salarial e Conjuntura Econômica


José Paulo Zeetano Chahad avalia a evolução da elasticidade emprego-produto ao longo da década 2012/2022 e verifica aumento dessa elasticidade ao longo desse período.
Download > A Elasticidade Emprego-Produto no Brasil: Principais Evidências - 2012/2022


Carlos Cavalcante e Rodrigo De-Losso analisam as finanças do Município de São Paulo à luz de seu tamanho e os desafios fiscais enfrentados nos últimos anos com a pandemia da COVID.
Download > Acompanhamento das Finanças Públicas do Município de São Paulo (2019-2022)


Fabiana Rocha e Guilherme Tinoco analisam os argumentos relacionados ao desenvolvimento de funcionalismo e cultura de avaliação de políticas públicas no domínio dos entes federados.
Download > Construindo uma Cultura de Avaliação pelos Estados


Alan Marques Leal e Karina Bugarin analisam a relação entre o crescimento do PIB e as séries de emissões de CO2, num contexto de cointegração fracionária para um conjunto de países.
Download > Crescimento Econômico e Emissões de CO2: Cointegração e Consequências para a Política Econômica


Camily Vieira, Fabiana Rocha e Pedro Forquesato analisam o instrumento regulatório de revisão periódica de gastos, pelos quais qualidade e quantidade de gastos podem ser mais bem compreendidas em frequência apropriada.
Download > Revisão Periódica de Gastos: Uma Breve Discussão


Gabriel Brasil exibe as recomendações do Banco Mundial para a temática das mudanças climáticas para o Brasil, em relatório recentemente publicado.
Download > Uma Agenda Climática para o Brasil: A Proposta do Banco Mundial


Guilherme Tinoco discorre sobre os indicadores da atividade econômica para março, relacionados à indústria, comércio e serviços, além do IBC-Br, do Banco Central.
Download > Atividade Econômica no Primeiro Trimestre de 2023


O NEFIN apresenta os principais fatores de risco utilizados na literatura, assim como o dividend yield, short interest e IVol-BR, utilizando dados brasileiros.
Download > Relatório de Indicadores Financeiros

 

 

 

Economia e História

 

 

 

 

Rômulo Manzatto exibe os principais conteúdos das correspondências entre Celso Furtado e Antonio Candido, presentes no livro Celso Furtado: Correspondência Intelectual: 1949-2004.
Download > Correspondências Entre Celso Furtado e Antonio Candido


Ivan Colangelo Salomão analisa as reformas do PAEG no contexto da viabilidade política da época manifestada sobretudo pelo governo autoritário da ditadura militar.
Download > Estabilização e Reformas em Contexto Autoritário: o PAEG

 

 

 

Panorama Macroeconômico

 

 

 

 

Edição n. 512 completa
Download da edição completa

 

 



< Voltar
Tel.: (11) 3872-9880 Rua Almirante Pereira Guimarães, 211 Pacaembu - São Paulo - SP
CEP 01250-001
© SINDECON-SP. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo do SINDECON-SP. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. All rights reserved.