Publicações > Artigos Boletim Econômico FIPE - Maio 2023

Boletim Informações FIPE
Edição Nº 512 Maio/2023

Artigos

Vera Martins da Silva analisa a evolução das contas públicas brasileiras nos primeiros meses de 2023, considerando a aprovação da PEC da Transição, com sua flexibilização dos gastos pelo governo central.
Download > Finanças Públicas

Vera Martins da Silva estuda a evolução das contas externas brasileiras no começo do ano de 2023, explicitando quedas das exportações, importações e reservas comerciais.
Download > Setor Externo

Índices

Hélio Zylberstajn estuda a relação entre a taxa de inflação e o nível de atividade econômica no que tange às renegociações salariais realizadas por sindicatos.
Download > Negociação Salarial e Conjuntura Econômica

José Paulo Zeetano Chahad avalia a evolução da elasticidade emprego-produto ao longo da década 2012/2022 e verifica aumento dessa elasticidade ao longo desse período.
Download > A Elasticidade Emprego-Produto no Brasil: Principais Evidências - 2012/2022

Carlos Cavalcante e Rodrigo De-Losso analisam as finanças do Município de São Paulo à luz de seu tamanho e os desafios fiscais enfrentados nos últimos anos com a pandemia da COVID.
Download > Acompanhamento das Finanças Públicas do Município de São Paulo (2019-2022)

Fabiana Rocha e Guilherme Tinoco analisam os argumentos relacionados ao desenvolvimento de funcionalismo e cultura de avaliação de políticas públicas no domínio dos entes federados.
Download > Construindo uma Cultura de Avaliação pelos Estados

Alan Marques Leal e Karina Bugarin analisam a relação entre o crescimento do PIB e as séries de emissões de CO2, num contexto de cointegração fracionária para um conjunto de países.
Download > Crescimento Econômico e Emissões de CO2: Cointegração e Consequências para a Política Econômica

Camily Vieira, Fabiana Rocha e Pedro Forquesato analisam o instrumento regulatório de revisão periódica de gastos, pelos quais qualidade e quantidade de gastos podem ser mais bem compreendidas em frequência apropriada.
Download > Revisão Periódica de Gastos: Uma Breve Discussão

Gabriel Brasil exibe as recomendações do Banco Mundial para a temática das mudanças climáticas para o Brasil, em relatório recentemente publicado.
Download > Uma Agenda Climática para o Brasil: A Proposta do Banco Mundial

Guilherme Tinoco discorre sobre os indicadores da atividade econômica para março, relacionados à indústria, comércio e serviços, além do IBC-Br, do Banco Central.
Download > Atividade Econômica no Primeiro Trimestre de 2023

O NEFIN apresenta os principais fatores de risco utilizados na literatura, assim como o dividend yield, short interest e IVol-BR, utilizando dados brasileiros.
Download > Relatório de Indicadores Financeiros

Economia e História

Rômulo Manzatto exibe os principais conteúdos das correspondências entre Celso Furtado e Antonio Candido, presentes no livro Celso Furtado: Correspondência Intelectual: 1949-2004.
Download > Correspondências Entre Celso Furtado e Antonio Candido

Ivan Colangelo Salomão analisa as reformas do PAEG no contexto da viabilidade política da época manifestada sobretudo pelo governo autoritário da ditadura militar.
Download > Estabilização e Reformas em Contexto Autoritário: o PAEG

Panorama Macroeconômico