Publicações > Artigos Boletim Econômico FIPE - Julho 2023

Edição Nº 514 Julho/2023

Download > Nível de Atividade

Índices

Rodrigo De Losso, Felipe Sande e Elias Cavalcante indicam que as definições de fluxo de caixa real e nominal são idênticas, quando os efeitos inflacionários são neutralizados de modo adequado.
Download > Fluxo de Caixa Real x Nominal

Hélio Zylberstajn discorre sobre a implementação do piso dos enfermeiros, pelo Supremo Tribunal Federal, e seus desdobramentos, ao tratar dos pisos negociados e dos salários praticados.
Download > Piso Salarial dos Enfermeiros: Negociado ou Legislado?

Rogério Costanzi analisa os impactos do envelhecimento populacional, principalmente no que tange às mudanças na estrutura etária da força de trabalho, e suas implicações para as políticas públicas.
Download > Os Impactos do Envelhecimento Populacional Sobre a Estrutura Etária da Força de Trabalho no Brasil

Gabriel Brasil analisa os primeiros meses do governo Lula, apontando nuances positivas e negativas, do ponto de vista da agenda econômica e pontuando a discussão e implementação de diversas ideias e propostas.
Download > Um Balanço da Economia nos Primeiros Seis Meses do Governo Lula

Guilherme Tinoco discorre sobre as mudanças, realizadas no final de 2021, na sistemática de gastos federais com precatórios, suas implicações e pers-pectivas futuras.
Download > Perspectivas e Desafios dos Gastos Federais com Precatórios

O NEFIN apresenta os principais fatores de risco utilizados na literatura, assim como o dividend yield, short interest e IVol-BR, utilizando dados brasileiros.
Download > Relatório de Indicadores Financeiros

Economia e História

Rômulo Manzatto discorre sobre a análise realizada por Furtado em relação à condução da política financeira de Rui Barbosa, em um contexto histórico de fortes mudanças socioeconômicas no Brasil.
Download > Celso Furtado e a Política Financeira de Rui Barbosa

Ivan Salomão discorre sobre o II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND), seus benefícios e o ônus gerados para a economia brasileira, indicando a existência de semelhanças e influências deste período na gestão de Dilma Rousseff.
Download > Marcha Forçada e Endividamento Externo: o II PND

Pesquisa na FEA - Economia

Esta seção divulga a pesquisa acadêmica desenvolvida por mestrandos e doutorandos do Departamento de Economia da FEA/USP, publicando os resumos das dissertações e teses defendidas recentemente.
Download > pesquisa na fea – Economia

Panorama Macroeconômico