Área do Associado
FAQ
Publicações > Artigos Boletim Econômico FIPE - Outubro 2023

PUBLICAÇÕES
Boletim Informações FIPE
Edição Nº 517 Outubro/2023

 

Artigos

 

 

 

 

Vera Martins da Silva apresenta bons resultados para o mercado de trabalho, ressaltando que o futuro destes indicadores depende intimamente da evolução da economia brasileira.
Download > Mercado de Trabalho

 


 


 

Índices

 

 

 

 

Hélio Zylberstajn discute o impacto de decisões do STF sobre a legalidade da cobrança da contribuição sindical, pontuando o direito de oposição e analisando o potencial de arrecadação dessas contribuições.
Download > Contribuições Sindicais: Como Escapar do Monopólio com Mercado Cativo? – Parte II


Rodrigo De-Losso, Felipe Sande e Elias Filho conduzem uma discussão aprofundada sobre a TIR e o Custo de Capital, fornecendo exemplos e explorando fundamentos econômicos.
Download > Como Não Confundir TIR com Custo de Capital


Rogério Costanzi analisa diversas características do MEI, ressaltado a necessidade de uma reestruturação corretiva do sistema de registro e formalização de pequenos empreendedores no Brasil.
Download > Considerações Sobre o Microempreendedor Individual (MEI)


Carlos Cavalcante e Rodrigo De-Losso examinam as disparidades entre os entes federativos que mais arrecadam recursos financeiros e aqueles que possuem mais recursos disponíveis para oferecer serviços públicos.
Download > Pacto Federativo: Uma Discussão Sobre Arrecadação e Transferências Correntes dos Entes Federativos Subnacionais


Gabriel Brasil discorre sobre os novos rumos do BNDES, sob a atual gestão, e sua relação com o panorama econômico do país.
Download > Notas Sobre a Nova Agenda do BNDES e Seu Papel na Economia Brasileira


O NEFIN apresenta os principais fatores de risco utilizados na literatura, assim como o dividend yield, short interest e IVol-BR, utilizando dados brasileiros.
Download > Relatório de Indicadores Financeiros

 


 


 

Economia e História

 

 

 

 

Rômulo Manzatto discorre sobre a Carta de Havana, uma tentativa histórica de equilibrar o comércio internacional e o desenvolvimento econômico, com foco nas necessidades dos países em desenvolvimento.
Download > A Carta de Havana e o Desenvolvimento Econômico


Ivan Salomão discorre sobre a implementação do Plano Cruzado, destacando o contexto político e econômico da época, e apontando os objetivos e desafios enfrentados durante sua execução.
Download > O Plano Cruzado

 


 


 

Pesquisa na FEA - Economia

 

 

 

 

Esta seção divulga a pesquisa acadêmica desenvolvida por mestrandos e doutorandos do Departamento de Economia da FEA/USP, publicando os resumos das dissertações e teses defendidas recentemente.
Download > Pesquisa na Fea – Economia

 


 


 

Panorama Macroeconômico

 

 

 

 

Edição n. 517 completa
Download da edição completa

 


 




< Voltar
Tel.: (11) 3872-9880 Rua Almirante Pereira Guimarães, 211 Pacaembu - São Paulo - SP
CEP 01250-001
© SINDECON-SP. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo do SINDECON-SP. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. All rights reserved.