Área do Associado
FAQ
Publicações > Artigos Boletim Econômico FIPE - Novembro 2023

PUBLICAÇÕES
Boletim Informações FIPE
Edição Nº 518 Novembro/2023

 

Artigos

 

 

 

 

Vera Martins da Silva destaca o déficit primário, observado no segundo semestre de 2023, e discorre sobre a transição para o novo Regime Fiscal Sustentável, as mudanças nas regras e os desafios fiscais envolvidos.
Download > Finanças Públicas


Vera Martins da Silva discorre sobre a redução significativa do déficit em Transações Correntes no Brasil, destacando a estabilidade nas exportações e a redução nas importações.
Download > Setor Externo

 


 


 

Índices


 

 

 

Hélio Zylberstajn analisa a evolução dos indicadores demográficos e sociais no Brasil, apontando o envelhecimento da população, as fragilidades no sistema previdenciário e propondo caminhos para uma reforma mais radical.
Download > O Incômodo Aviso do IBGE


Alan Leal analisa a evolução das provisões ambientais em acordos comerciais, destacando que estas provisões se tornaram mais comuns em acordos comerciais modernos.
Download > Provisões Ambientais em Acordos Comerciais: Evolução e Tendências


Gabriel Brasil destaca as recentes ondas de calor ocorridas no Brasil e os desafios da adaptação ao aquecimento global, pontuando as disparidades dos investimentos em mitigação e adaptação.
Download > Os Desafios da Adaptação Climática e a Economia Brasileira


João Francisco Perez apresenta aplicações de modelos de microssimulação, para avaliação do sistema de impostos e transferências de renda, e destaca a importância de compreender os impactos gerados por tais políticas.
Download > BRASMOD: Impactos, Progressividade e Distorções do Sistema de Impostos e Transferências no Brasil


O NEFIN apresenta os principais fatores de risco utilizados na literatura, assim como o dividend yield, short interest e IVol-BR, utilizando dados brasileiros.
Download > Relatório de Indicadores Financeiros

 


 


 

Economia e História

 

 

 

 

Rômulo Manzatto apresenta correspondências trocadas entre Maria da Conceição Tavares e Celso Furtado, nas quais são observados os bastidores da intensa atividade intelectual dos autores.
Download > A Controvérsia de Subdesenvolvimento e Estagnação em Três Cartas de Furtado e Tavares


Ivan Salomão analisa o Plano Collor, destacando as medidas de combate à inflação, e as inovações institucionais que marcaram o início de uma transição rumo a uma economia de mercado.
Download > O Plano Collor

 


 


 

Pesquisa na FEA - Economia

 

 

 

 

Esta seção divulga a pesquisa acadêmica desenvolvida por mestrandos e doutorandos do Departamento de Economia da FEA/USP, publicando os resumos das dissertações e teses defendidas recentemente.
Download > Pesquisa na Fea – Economia

 


 


 

Panorama Macroeconômico

 

 

 

 

Edição n. 518 completa
Download da edição completa

 


 




< Voltar
Tel.: (11) 3872-9880 Rua Almirante Pereira Guimarães, 211 Pacaembu - São Paulo - SP
CEP 01250-001
© SINDECON-SP. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo do SINDECON-SP. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. All rights reserved.