Área do Associado
FAQ
Publicações > Artigos Boletim Econômico FIPE - Janeiro/2024

PUBLICAÇÕES
Boletim Informações FIPE
Edição Nº 520 Janeiro/2024

 

Artigos

 

 

 

 

Vera Martins da Silva analisa o mercado de trabalho no final de 2023, abordando a participação da força de trabalho, a taxa de desocupação e a informalidade.
Download > Mercado de Trabalho

 


 


 

Índices

 

 

 

 

Hélio Zylberstajn analisa a implementação da lei que institui os pisos nacionais para as ocupações de enfermagem em 2022, destacando dúvidas e desafios deste processo.
Download > Prevalência do Bom Senso


José Paulo Zeetano Chahad e Tuffy Licciardi Issa discorrem sobre a evolução da Inteligência Artificial, focando em elementos históricos e trabalhistas e pontuando os benefícios e riscos de sua rápida disseminação.
Download > O Estágio Atual da Inteligência Artificial: História, Impactos no Mercado de Trabalho, Aspectos Sociais e Alternativas de Regulação (Parte I – Aspectos Históricos e Impactos no Mercado de Trabalho)


Rogério Nagamine Costanzi examina o baixo percentual de pessoas, em idade de trabalhar efetivamente, contribuindo para previdência, analisando a contribuição previdenciária por níveis de escolaridade.
Download > Decomposição da Não Contribuição para Previdência e Papel da Escolaridade na Inclusão Previdenciária


Guilherme Tinoco aborda o baixo crescimento econômico na América Latina nos últimos anos, destacando desafios enfrentados e enfatizando a necessidade de a região se preparar para aproveitar oportunidades futuras.
Download > América Latina: Baixo Crescimento e Oportunidades para o Futuro


O NEFIN apresenta os principais fatores de risco utilizados na literatura, assim como o dividend yield, short interest e IVol-BR, utilizando dados brasileiros.
Download > Relatório de Indicadores Financeiros

 


 


 

Economia e História

 

 

 

 

Rômulo Manzatto discorre sobre as sucessivas alterações feitas na obra “Raízes do Brasil”, publicada em 1936, as quais impactaram a forma como o texto seria compreendido.
Download > Algumas Transformações de Raízes do Brasil


Ivan Colangelo Salomão analisa a implementação do Plano Real e sua importância para o desenvolvimento econômico, destacando elementos históricos, políticas econômicas adotadas e suas consequências.
Download > O Plano Real

 


 


 

Pesquisa na FEA - Economia

 

 

 

 

Esta seção divulga a pesquisa acadêmica desenvolvida por mestrandos e doutorandos do Departamento de Economia da FEA/USP, publicando os resumos das dissertações e teses defendidas recentemente.
Download > Pesquisa na Fea – Economia

 


 


 

Panorama Macroeconômico

 

 

 

 

Edição n. 520 completa
Download da edição completa

 


 




< Voltar
Tel.: (11) 3872-9880 Rua Almirante Pereira Guimarães, 211 Pacaembu - São Paulo - SP
CEP 01250-001
© SINDECON-SP. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo do SINDECON-SP. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. All rights reserved.