Área do Associado
FAQ
Publicações > Artigos Nota Econômica Semanal - Índice de Confiança de Serviços (ICS) - FGV

Índice de Confiança de Serviços tem elevação em Janeiro

O Índice de Confiança de Serviços (ICS), do FGV IBRE, teve uma elevação com variação para 1,9 pontos em janeiro, para 97,6 pontos, após uma queda em dezembro a trajetória de elevação de confiança nos serviços.

Após um fim de ano desafiador para o setor de serviços, 2024 se inicia com melhora na confiança. Apesar disso, a percepção sobre a situação atual ratifica a perda de fôlego do setor observada desde o segundo semestre de 2023. Em compensação, melhores avaliações na demanda para o primeiro trimestre do ano e redução do pessimismo sobre o ambiente de negócios, podem refletir na volta do crescimento do setor, ainda mais pela disseminação entre os principais setores.

A melhora das expectativas pode ter relação com a esperança do empresário de encontrar um ambiente macroeconômico de manutenção da queda na taxa de juros e de redução do endividamento das famílias e da melhora da confiança dos consumidores e do mercado de trabalho O ICS é um indicador importante que mede a confiança dos empresários e consumidores no setor de serviços da economia brasileira.

A avaliação do Índice de Confiança de Serviços em janeiro de 2024 reflete um aumento significativo, indicando uma retomada otimista no setor de serviços brasileiro. Embora a melhoria seja positiva, é essencial considerar os desafios persistentes, como a volatilidade econômica global e questões internas, que podem afetar a sustentabilidade do crescimento.

Para informações acessar
https://coreconsp.gov.br/nota-economica-no-2024-por-carlos-eduardo-junior-indice-de-confianca-de-servicos-tem-elevacao-em-janeiro-2024nota-economica-no-2024-por-carlos-eduardo-junior-indice-de-confianca-de-servicos/



< Voltar
Tel.: (11) 3872-9880 Rua Almirante Pereira Guimarães, 211 Pacaembu - São Paulo - SP
CEP 01250-001
© SINDECON-SP. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo do SINDECON-SP. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. All rights reserved.