Área do Associado
FAQ
Publicações > Artigos Boletim Econômico FIPE - Fevereiro 2024

PUBLICAÇÕES
Boletim Informações FIPE
Edição Nº 521 Fevereiro/2024

 


Artigos

 

 

 

 

Vera Martins da Silva analisa as finanças públicas em 2023, discutindo mudanças legislativas e os impactos gerados no equilíbrio fiscal e na gestão orçamentária do país.
Download > Finanças Públicas


Vera Martins da Silva discorre sobre o desempenho do setor externo em 2023, destacando o papel das exportações de commodities na melhoria do saldo comercial.
Download > Setor Externo

 


 


 

Índices

 

 

 

 

Hélio Zylberstajn discorre sobre o diferencial salarial entre homens e mu-lheres, examinando a implementação da Lei da Igualdade Salarial, seus aspectos práticos e metodológicos e como a Teoria Econômica aborda a questão.
Download > Transparência Salarial e Opacidade Legal


José Paulo Zeetano Chahad e Tuffy Licciardi Issa apresentam um retrospecto histórico da evolução da inteligência artificial, desafios éticos e aspectos sociais de sua evolução, e formas de controle de impactos negativos.
Download > O Estágio Atual da Inteligência Artificial: História, Impactos no Mercado de Trabalho, Aspectos Sociais e Alternativas de Regulação (Parte I I – Aspectos Distributivos e Alternativas de Regulação)


Rogério Nagamine Costanzi examina o aumento significativo da despesa previdenciária, apontando a necessidade de ajustes e reformas, diante dos desafios fiscais e do envelhecimento populacional do país.
Download > Evolução da Despesa Previdenciária no Governo Federal de 2008 a 2023


Elias Cavalcante-Filho, Rodrigo De Losso e Felipe Sande buscam ilustrar, por meio de um exemplo simples, os impactos da imposição de soluções específicas nas concessões e PPPs.
Download > Valor da Flexibilidade de Soluções em Concessões e PPPS


Gabriel Brasil discorre sobre a implementação do programa “Nova Indústria Brasil” (NIB), que visa impulsionar o desenvolvimento nacional até 2033, e o intenso debate a respeito de sua eficácia.
Download > O Programa Nova Indústria Brasil e os Desafios de Coesão da Agenda Econômica do Governo


Guilherme Tinoco aborda a situação das contas públicas no Brasil e projeta grandes desafios para 2024 e 2025, apontando dificuldades em alcançar as metas de resultado primário e reduzir o déficit.
Download > As Contas Públicas em 2024 e 2025


Dimitri Maturano, Emilly Menezes e Rayne Santos discorrem sobre a metodologia de estimação do Valor Marginal dos Fundos Públicos (MVPF), a qual mede a razão entre o benefício social de um programa e seu ônus.
Download > Entendendo o Valor Marginal dos Fundos Públicos


O NEFIN apresenta os principais fatores de risco utilizados na literatura, assim como o dividend yield, short interest e IVol-BR, utilizando dados brasileiros.
Download > Relatório de Indicadores Financeiros

 


 


 

Economia e História

 

 

 

 

Rômulo Manzatto discute o fenômeno da desindustrialização com base na perspectiva de Fionna Tregenna, que argumenta que a desindustrialização não segue o padrão tradicionalmente esperado.
Download > Desindustrializações em Perspectiva

 


 


 

Pesquisa na FEA - Economia

 

 

 

 

Esta seção divulga a pesquisa acadêmica desenvolvida por mestrandos e doutorandos do Departamento de Economia da FEA/USP, publicando os resumos das dissertações e teses defendidas recentemente.
Download > Pesquisa na Fea – Economia

 


 


 

Panorama Macroeconômico

 

 

 

 

Edição n. 521 completa
Download da edição completa

 


 




< Voltar
Tel.: (11) 3872-9880 Rua Almirante Pereira Guimarães, 211 Pacaembu - São Paulo - SP
CEP 01250-001
© SINDECON-SP. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo do SINDECON-SP. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. All rights reserved.