Publicações > Artigos Boletim Econômico FIPE - Outubro 2021

Boletim de informações da FIPE

Edição No 493 Outubro/2021

Artigos

Vera Martins da Silva analisa os dados recentes relativos à ocupação da mão de obra no país, comentando não só dados gerais, mas também informações relativas a diferentes categorias e setores de atividades.
Download > Mercado de Trabalho

Índices

Hélio Zylberstajn discute hipóteses que explicam a singular existência de benefícios de alimentação no Brasil: a busca de produtividade, a defesa contra a inflação e o incentivo tributário.
Download > Negociação Coletiva de Benefícios de Alimentação

Joelson Sampaio, Priscilla Tavares e Rodrigo De Losso apontam alguns bene-fícios da maior participação de mulheres em conselhos de administração das empresas, como o aumento da assiduidade em reuniões e a observância de maior diversidade internacional nos conselhos.
Download > Cinco Razões para Empresas Terem Mais Mulheres no Conselho de Administração

Carlos Nathaniel R. Cavalcante e Rodrigo De Losso apresentam os principais dados relativos às finanças do município de São Paulo, relevando os indicadores sobre receitas, despesas e resultados primários na última década
Download > Indicadores de Finanças Públicas do Município de São Paulo

Gabriel Brasil comenta sobre a necessidade de participação ativa dos economistas no debate político no país, como a imprescindibilidade de adaptação do discurso e a importância do diálogo com representantes de outras áreas do conhecimento.
Download > O Debate Eleitoral e a Responsabilidade dos Economistas

Guilherme Tinoco comenta os desafios relacionados à criação do Auxílio Brasil, levando em consideração que o governo precisa atender a duas regras fiscais simultaneamente: o Teto de Gasto e a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Download > Os Imbróglios Fiscais na Criação do Auxílio Brasil

O NEFIN apresenta os principais fatores de risco utilizados na literatura, assim como o dividend yield, short interest e IVol-BR, utilizando dados brasileiros.
Download > Relatório de Indicadores Financeiros

O CEMEC - Centro de Estudos de Mercado de Capitais da Fipe apresenta os resultados de alguns indicadores acerca do custo de capital próprio e de dívida das empresas brasileiras não financeiras, no período entre dezembro de 2017 e agosto de 2021.
Download > Nota CEMEC 09/2021 - Índices CEMEC Fipe do Custo de Capital: Resultados Preliminares

Economia e História

José Alex Rego Soares analisa o setor de mineração em Minas Gerais, investigando a contribuição de empregos gerados em relação a outros setores e a importância, de fato, do valor adicionado em relação à produção da economia regional.
Download > Economia Mineira e os Enclaves Econômicos: Mitos e Verdades

Rômulo Manzatto continua a análise do Relatório de Desenvolvimento Sustentável, dando destaque para as recomendações sobre a criação de mecanismos mais abrangentes que podem auxiliar países mais pobres no aumento de suas capacidades de financiamento fiscal.
Download > Espaço Fiscal e Recuperação Econômica no Pós-Pandemia de Covid-19 (II)

Pesquisa na FEA - Economia

Esta seção divulga a pesquisa acadêmica desenvolvida por mestrandos e doutorandos do Departamento de Economia da FEA/USP, publicando os resumos das dissertações e teses defendidas recentemente.
Download > Pesquisa na Fea - Economia