Área do Associado
FAQ
Publicações > Artigos Boletim Econômico FIPE - Abril 2022

 

PUBLICAÇÕES
Boletim de Informações FIPE
Edição No 499 Abril/2022


Artigos

 

 

 

 

Vera Martins da Silva analisa os resultados do mercado de trabalho brasileiro, dando destaque para informações relativas à taxa e ao perfil da ocupação da mão de obra, bem como à taxa de subutilização do trabalho.
Download > Mercado de Trabalho

 

 

 

 

Índices

 

 

 

 

Hélio Zylberstajn apresenta uma amostra da literatura já produzida acerca da produtividade no teletrabalho e discute questões como a Medida Provisória 1108, que proporcionou segurança jurídica ao regime de trabalho híbrido.
Download > A Regulamentação do Regime de Trabalho Híbrido: Lei ou Negociação?


Rodrigo De Losso, Felipe Sande e Elias Cavalcante Filho trazem esclarecimentos sobre o compartilhamento de risco de capital no mercado brasileiro de concessões e parcerias público-privadas (PPPs).
Download > Compartilhamento de Risco de Capital


Rogério Nagamine Costanzi analisa a evolução, nas últimas duas décadas, do estoque de benefícios e beneficiários tanto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) quanto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Download > Evolução dos Benefícios e Beneficiários do Regime Geral de Previdência Social


Emílio Chernavsky faz alguns apontamentos acerca da ideia da participação privada para investimentos em infraestrutura.
Download > Infraestrutura: O Entusiasmo com a Participação Privada se Justifica?


Carlos Nathaniel Rocha Cavalcante e Rodrigo De Losso discutem as finanças de São Paulo nos últimos quatro anos, em que o Estado precisou desenhar novos mecanismos, dada a dificuldade de arrecadação e o aumento de gastos essenciais com a pandemia da Covid-19.
Download > Acompanhamento das Finanças Públicas do Estado de São Paulo (2018-2021)


Gabriel Brasil faz considerações sobre as perspectivas de uma maior integração regional dos países da América Latina, tendo em consideração, por exemplo, os interesses americanos e chineses na região.
Download > A Reconfiguração Político-Econômica da América do Sul e as Perspectivas para Integração Regional


Guilherme Tinoco discute o aumento da inflação do país no acumulado dos últimos meses, apresentando perspectivas para o ano corrente e para a inflação de médio e longo prazo.
Download > Inflação Sob Pressão


O NEFIN apresenta os principais fatores de risco utilizados na literatura, assim como o dividend yield, short interest e IVol-BR, utilizando dados brasileiros.
Download > Relatório de Indicadores Financeiros


O CEMEC – Fipe analisa quais setores apresentaram aumento da taxa de investimento e, utilizando indicadores da disposição de investir das empresas abertas, formula expectativas acerca da sustentação desses investimentos no longo prazo.
Download > Nota CEMEC Fipe 02/2022: Fontes do Aumento da Taxa de Investimento em 2021

 

 

 

 

Economia e História

 

 

 

 

José Flávio Motta comenta a revolta do Quebra-Quilos, ocorrida no Nordeste, no Brasil Império, ressaltando que a sedição não se deu apenas contra a adoção imposta do novo sistema métrico no país, mas contra um conjunto de medidas do Estado que eram vistas como prejudiciais aos interesses do povo, como o recrutamento militar.
Download > A Sedição dos Quebra-Quilos no Império do Brasil


Rômulo Manzatto aborda o 13º Informe Especial da CEPAL. O artigo dá destaque a questões ambientais como o papel a ser desempe-nhado pela emissão de títulos verdes e a criação de fundos internacionais de sustentabilidade.
Download > A Recuperação Econômica Precisa Ser Sustentável, Alerta a CEPAL

 

 

 

 

Pesquisa na FEA - Economia

 

 

 

 

Esta seção divulga a pesquisa acadêmica desenvolvida por mestrandos e doutorandos do Departamento de Economia da FEA/USP, publicando os resumos das dissertações e teses defendidas recentemente.
Download > Pesquisa na Fea – Economia

 

 

 

 

Panorama Macroeconômico

 

 

 

 

Edição n. 499 completa
Download da edição completa

 

 

 

 

 

 

 



< Voltar
Tel.: (11) 3872-9880 Rua Almirante Pereira Guimarães, 211 Pacaembu - São Paulo - SP
CEP 01250-001
© SINDECON-SP. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo do SINDECON-SP. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. All rights reserved.