Área do Associado
FAQ
Publicações > Artigos Boletim Econômico FIPE - Maio 2022

 

PUBLICAÇÕES
Boletim Informações FIPE
Edição No 500 Maio/2022

 


Artigos

 

 

 

 

Vera Martins da Silva apresenta os principais resultados do governo federal no primeiro trimestre de 2022, por exemplo, o Resultado Primário do Governo federal, a Receita Federal Líquida de Transferências obrigatórias a Estados e municípios, e a Despesa Federal Total Não Financeira.
Download > FinançasPúblicas

 

 

 

 

Índices

 

 

 

 

Hélio Zylberstajn discute a questão da remuneração por tempo de serviço ao trabalhador, a partir do debate iniciado com a proposta de devolver aos juízes e procuradores este adicional de remuneração na forma de quinquênio.
Download > Por que Premiar o Tempo de Serviço?


Antonio Carlos C. Campino discute brevemente o papel que o Informações Fipe desempenhava no início de sua história, bem como tece comentários acerca de publicações à época em que era editor-chefe (2002-2003).
Download > Reminiscências Sobre o Boletim Informações Fipe - 2002-2003


Rogério Nagamine Costanzi analisa os mecanismos de ajustamento automático da previdência no âmbito dos países da OCDE, que protegem os sistemas previdenciários das incertezas demográficas, econômicas e financeiras que afetam a adequação das aposentadorias e/ou a sustentabilidade financeira.
Download > Mecanismos de Ajustamento Automático na Previdência


Gabriel Brasil comenta a obra “Reconstrução – o Brasil nos anos 20”, que tem um enfoque na construção de caminhos para o resgate institucional e socioeconômico do país em meio aos retrocessos políticos recentes.
Download > Reconstrução: Uma Contribuição Valiosa Para um Debate Necessário


O NEFIN apresenta os principais fatores de risco utilizados na literatura, assim como o dividend yield, short interest e IVol-BR, utilizando dados brasileiros.
Download > Relatório de Indicadores Financeiros


O CEMEC – Fipe analisa a hipótese de que o aumento dos investimentos entre 2019 e 2021 poderia caracterizar um ciclo de recuperação iniciado nos anos anteriores, que teria sido interrompido em 2020 pelos impactos da pandemia.
Download > NOTA CEMEC 04/2022: Agropecuária e Construção Lideram Recuperação do Investimento a partir de 2016

 

 

 

 

Economia e História

 

 

 

 

Rômulo Manzatto aborda as primeiras recepções da crise financeira global de 2008 a partir dos artigos publicados em Informações Fipe entre agosto e dezembro de 2007, período crítico em que analistas procuravam compreender as causas da crise, assim como seus possíveis desdobramentos.
Download > Primeiras Recepções da Crise Financeira Global de 2008 em Informações Fipe

 

 

 

 

Pesquisa na FEA - Economia

 

 

 

 

Esta seção divulga a pesquisa acadêmica desenvolvida por mestrandos e doutorandos do Departamento de Economia da FEA/USP, publicando os resumos das dissertações e teses defendidas recentemente.
Download > Pesquisa na Fea – Economia

 

 

 

 

Panorama Macroeconômico

 

 

 

 

Edição n. 500 completa
Download da edição completa

 

 

 

 

 

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - FIPE



< Voltar
Tel.: (11) 3872-9880 Rua Almirante Pereira Guimarães, 211 Pacaembu - São Paulo - SP
CEP 01250-001
© SINDECON-SP. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo do SINDECON-SP. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. All rights reserved.