Área do Associado
FAQ
Publicações > Artigos Boletim Econômico FIPE - Junho 2022

 

PUBLICAÇÕES
Boletim Informações FIPE
Edição No 501 Junho/2022

 


Artigos

 

 

 

 

Vera Martins da Silva comenta os principais resultados recentes das contas externas brasileiras, apresentando as perspectivas futuras.
Download > Setor Externo


Vera Martins da Silva comenta o recente aumento do PIB trimestral brasileiro, apresentando informações sobre a evolução dos principais agregados macroeconômicos do país.
Download > Nível de Atividade

 

 

Índices

 

 

 

 

Carlos Luque, Simão Silber, Francisco Vidal Luna e Roberto Zagha refletem sobre a tripla crise no Brasil contemporâneo – a crise de conjuntura, a crise estrutural e a crise das ideias econômicas – e o papel da reconstrução do setor industrial no país como uma via de superação.
Download > Retomar o Crescimento: Crescimento Acelerado Virá com a Reconstrução do Setor Industrial


Carlos Nathaniel Rocha Cavalcante e Rodrigo De-Losso apresentam dados acerca da saúde financeira do Estado de São Paulo, dando destaque, dentre outros, para evolução da Receita Corrente, do volume do ICMS arrecadado e as Transferências Correntes do ente federado.
Download > Acompanhamento das Finanças Públicas do Estado de São Paulo: Análise do Desempenho do 1º Quadrimestre de 2022


Hélio Zylberstajn avalia os argumentos opostos à reforma trabalhista: a hipótese da precarização; da perda de direitos; da derrogação decorrente da prevalência do negociado; da restrição do acesso à Justiça do trabalho, e a restrição ao financiamento das atividades sindicais.
Download > Reforma Trabalhista: Recuar ou Avançar?


José Alex R. Soares discute a hipótese de criação de um fundo para viabilizar a transição ecológica, com foco em projetos definidos a partir de uma agenda estratégica, desenhando uma alternativa à estrutura de financiamento clássica.
Download > Um Funding Ambiental (Fundo de Desenvolvimento Verde): Uma Proposta para o Debate Brasileiro


Elias Cavalcante Filho, Rodrigo De-Losso, Joelson Sampaio e Felipe Sande analisam alguns indicadores de desempenho de contratos de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs).
Download > Indicadores de Desempenho no Contexto de Concessões e Parcerias Público-Privadas


Gabriel Brasil comenta a recente PLP 18/2022, projeto que prevê a fixação de um teto para o ICMS sobre combustíveis, energia elétrica e serviços de comunicações, até o fim de 2022.
Download > A Intervenção Federal no Preço dos Combustíveis – Uma Ideia Ruim


O NEFIN apresenta os principais fatores de risco utilizados na literatura, assim como o dividend yield, short interest e IVol-BR, utilizando dados brasileiros.
Download > Relatório de Indicadores Financeiros


O CEMEC – Fipe analisa a evolução recente do estoque de poupança financeira das famílias e formula algumas hipóteses sobre os fatores que podem explicar a queda observada no primeiro trimestre de 2022.
Download > nefin-FEA-USP Nota CEMEC Fipe 02/2022: Fontes do Aumento da Taxa de Investimento em 2021

 

 

 

 

Economia e História

 

 

 

 

Rômulo Manzatto comenta os relatórios produzidos pela Força-Tarefa de Resposta à Crise Global, elaborado pela ONU por meio de seu Secretário-Geral, no âmbito da Guerra da Ucrânia. Os relatórios apontam para o aumento recorde do preço das commodities, e as principais consequências, principalmente para os países em desenvolvimento e grupos sociais mais frágeis economicamente.
Download > Guerra na Ucrânia e Choque Global de Preços

 

 

 

 

Pesquisa na FEA - Economia

 

 

 

 

Esta seção divulga a pesquisa acadêmica desenvolvida por mestrandos e doutorandos do Departamento de Economia da FEA/USP, publicando os resumos das dissertações e teses defendidas recentemente.
Download > Pesquisa na Fea – Economia

 

 

 

 

Panorama Macroeconômico

 

 

 

 

Edição n. 501 completa
Download da edição completa

 

 

 

 

 



< Voltar
Tel.: (11) 3872-9880 Rua Almirante Pereira Guimarães, 211 Pacaembu - São Paulo - SP
CEP 01250-001
© SINDECON-SP. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo do SINDECON-SP. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. All rights reserved.