Área do Associado
FAQ
Publicações > Artigos Boletim Econômico FIPE - Agosto 2022

 

PUBLICAÇÕES
Boletim Informações FIPE
Edição No 503 Agosto/2022

 


Artigos

 

 

 

 

Vera Martins da Silva aborda recuperação das receitas do governo federal no primeiro semestre de 2022, ante uma redução das despesas, enfatizando o conflito de gastos no ano eleitoral.
Download > Finanças Públicas


Vera Martins da Silva analisa os movimentos de preços internacionais dos preços dos combustíveis e a balança comercial brasileira, num contexto de guerra da Ucrânia.
Download > Setor Externo

 

 

 

 

Índices

 

 

 

 

Gabriela Souza e Marislei Nishijima analisam a adoção de estratégias de transnacionalização, tais como coproduções, multivalência simbólica de conteúdo e financiamentos estrangeiros, adotadas pelas indústrias cinematográficas chinesas e indianas.
Download > Ensaio Sobre a Adoção de Estratégias de Transnacionalização pelas Indústrias Cinematográficas Chinesas e Indianas


Carlos Cavalcante e Rodrigo De-Losso analisam a participação feminina nas eleições municipais para prefeitos e vereadores, além de realizar o recorte de gênero para os eleitos nos municípios brasileiros entre 2000 e 2020.
Download > A Sub-Representatividade das Mulheres nas Eleições Municipais do Brasil: Breve Análise para as Eleições de 2000 a 2020


Otávio José G. Sidone, Rogério N. Costanzi e Eduardo da Silva Pereira analisam conceitual e metodologicamente a dívida implícita previdenciária e como esse conceito pode ser utilizado para avaliar a sustentabilidade de diferentes sistemas previdenciários.
Download > Dívida Implícita Previdenciária: Vantagens e Limitações


Guilherme Tinoco comenta os indicadores de atividades econômicas, prévios do PIB do primeiro semestre de 2022 para o Brasil, enfatizando tendência de crescimento, ainda que pequeno, da economia brasileira no primeiro semestre.
Download > Atividade Econômica na Primeira Metade de 2022


Gabriel Brasil discorre sobre a importância de boas instituições para o crescimento econômico, principalmente a democracia, ainda jovem no Brasil.
Download > Economia e Democracia: Notas Sobre o Momento Brasileiro Atual


O NEFIN apresenta os principais fatores de risco utilizados na literatura, assim como o dividend yield, short interest e IVol-BR, utilizando dados brasileiros.
Download > Relatório de Indicadores Financeiros

 

 

 

 

Economia e História

 

 

 

 

Rômulo Manzatto analisa o pensamento de Ricardo Bielschowsky e Antonio Carlos Macedo e Silva sobre o sistema de economia política formado pelas ideias originadas na UNCTAD.
Download > O Sistema de Economia Política da UNCTAD

 

 

 

 

Panorama Macroeconômico

 

 

 

 

Edição n. 503 completa
Download da edição completa

 

 

 

 



< Voltar
Tel.: (11) 3872-9880 Rua Almirante Pereira Guimarães, 211 Pacaembu - São Paulo - SP
CEP 01250-001
© SINDECON-SP. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo do SINDECON-SP. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. All rights reserved.