Área do Associado
FAQ
Publicações > Artigos Boletim Econômico FIPE - Outubro 2022

 

PUBLICAÇÕES
Boletim Informações FIPE
Edição Nº 505 Outubro/2022

 


Artigos

 

 

 

 

Vera Martins da Silva analisa a situação do mercado de trabalho brasileiro com base nos dados na PNAD Contínua. A autora enfatiza tendência de maior ocupação e redução da população desocupada.
Download > Mercado de Trabalho

 

 

 

 

Índices

 

 

 

 

Rogério Nagamine Costanzi analisa a tendência da taxa de crescimento de beneficiários de aposentadoria e pensão de superar a taxa de crescimento de novos contribuintes. Num cenário recessivo, essa diferença tem colocado pressão sobre o sistema previdenciário brasileiro.
Download > Evolução dos Aposentados, Pensionistas e Contribuintes da Previdência Social


Gabriel Brasil discorre sobre o risco político envolvido na mudança de go-verno das eleições em curso, sobretudo sob três aspectos: democracia, meio ambiente e corrupção.
Download > Economia e Risco Político: Os Desafios do Brasil para 2023


Guilherme Tinoco analisa a principal âncora fiscal dos últimos tempos no Brasil. Ele conclui que a PEC do teto dos gastos, que foi necessariamente posta em suspensão durante a pandemia da COVID, continua de fato em pausa.
Download > O Teto de Gasto Ainda Existe?


O NEFIN apresenta os principais fatores de risco utilizados na literatura, assim como o dividend yield, short interest e IVol-BR, utilizando dados brasileiros.
Download > Relatório de Indicadores Financeiros

 

 

 

 

Economia e História

 

 

 

 

Rômulo Manzatto discute duas edições de Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda, explicitando a relação que existe entre a tradição de cultura personalista ibérica e brasileira e suas consequências sobre a sociedade brasileira.
Download > Raízes do Brasil e as Constituintes

 

 

 

 

Panorama Macroeconômico

 

 

 

 

Edição n. 505 completa
Download da edição completa

 

 

 

 

 



< Voltar
Tel.: (11) 3872-9880 Rua Almirante Pereira Guimarães, 211 Pacaembu - São Paulo - SP
CEP 01250-001
© SINDECON-SP. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo do SINDECON-SP. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. All rights reserved.