Publicações > Artigos Boletim Econômico FIPE - Fevereiro 2023

Boletim Informações FIPE
Edição Nº 509 Fevereiro/2023

Artigos

Vera Martins da Silva analisa as contas públicas do ano de 2022, enfatizando as razões que permitiram um superávit primário em ano eleitoral, considerando tanto o lado das arrecadações quanto o lado dos gastos.
Download > Finanças Públicas

Vera Martins da Silva expõe os resultados das contas externas brasileiras para o ano de 2022.
Download > Setor Externo

Índices

No segundo artigo, de uma série de três, Rai Chicoli, Davi Rachman e Giu-liana Isabella expõem o modelo teórico e os métodos do experimento para estudar a relação entre o valor percebido e a justiça de um preço, considerando diferentes canais.
Download > Analisando Valor Percebido e Justiça de Preço em Diferentes Canais de Venda – Parte 2

Hélio Zylberstajn descreve, neste artigo, a evolução do mercado de trabalho brasileiro sob a ótica das formas de inserção dos indivíduos nas oportunidades de trabalho.
Download > As Transformações no Mercado de Trabalho nos Últimos 10 Anos

Rogério Costanzi e Carolina Santos avaliam, por meio de dados da PNAD Contínua, aspectos do mercado de trabalho de plataformas digitais e sua relação com a seguridade social.
Download > A Proteção Social dos Trabalhadores de Plataformas Digitais

Carlos Nathaniel Cavalcante e Rodrigo De-Losso avaliam os principais desafios e a viabilidade da implantação de uma moeda comum de troca entre Brasil e Argentina.
Download > Uma Breve Discussão Sobre a Viabilidade da Criação da Moeda Comum Entre Brasil e Argentina

Débora Oliveira e Mauro Rodrigues estudam o impacto de choques nominais sobre a economia real. Para tanto, os autores usam um modelo para variáveis agregadas e outro modelo para replicar estatísticas de mudanças. de preços no nível microeconômico.
Download > Da Microeconomia dos Preços à Macroeconomia da Não Neutralidade Monetária

Guilherme Tinoco analisa o cenário recente relacionado às finanças públicas federais num contexto de provável déficit primário em 2023.
Download > O Orçamento de 2023 e as Recentes Medidas Fiscais

Gabriel Brasil analisa o debate brasileiro em relação ao Banco Central e sua independência à luz dos movimentos recentes por parte do governo federal para tentar diminuir a taxa de juros básica da economia.
Download > A Discussão da Taxa de Juros e os Atalhos Cognitivos do Debate Econômico Brasileiro

O NEFIN apresenta os principais fatores de risco utilizados na literatura, assim como o dividend yield, short interest e IVol-BR, utilizando dados brasileiros.
Download > Relatório de Indicadores Financeiros

Economia e História

Rômulo Manzatto expõe experiências da economia solidária e fundamentos dessa forma de gestão como vistos por Paul Singer.
Download > Experiências e Fundamentos da Economia Solidária de Paul Singer

Julio Moraes analisa o pensamento de McLuhan, usando como suporte analítico os escritos de Gary Genosko sobre esse autor.
Download > De McLuhan a McLuhan: O Pensamento de Gary Genosko (Parte I)

Ivan Salomão estuda a forma como a independência brasileira é tratada por Celso Furtado em seu livro Formação econômica do Brasil.
Download > Celso Furtado e a Independência

Pesquisa na FEA - Economia

Esta seção divulga a pesquisa acadêmica desenvolvida por mestrandos e doutorandos do Departamento de Economia da FEA/USP, publicando os resumos das dissertações e teses defendidas recentemente.
Download > Pesquisa na Fea – Economia

Panorama Macroeconômico