Área do Associado
FAQ
Publicações > Artigos Boletim Econômico FIPE - Abril 2023

PUBLICAÇÕES
Boletim Informações FIPE
Edição Nº 511 Abril/2023


 

Artigos

 

 

 

 

Vera da Silva analisa a evolução do mercado de trabalho brasileiro, findado o ciclo eleitoral de 2022, apontando tendências de queda da taxa de desocupação.
Download > Mercado de Trabalho

 

 

 

Índices

 

 

 

 

Hélio Zylberstajn analisa meios democráticos pelos quais uma greve do Metrô de São Paulo pode ser evitada, no contexto de demandas legais por parte dos trabalhadores e o direito do público ao transporte coletivo funcional.
Download > Como Evitar Democraticamente a Próxima Greve no Metrô de São Paulo


Alan M. Leal estuda o uso do PIX como meio de transferência bancária, no contexto de maior acesso à tecnologia de internet móvel nos municípios brasileiros.
Download > Acesso à Internet Móvel e Transferências Bancárias Instantâneas: o 4G e o PIX


Guilherme Tinoco apresenta a proposta do Novo Arcabouço Fiscal, detalhando sua base legal e apresentando as projeções subjacentes a esse arcabouço.
Download > Novo Arcabouço Fiscal: Considerações Preliminares


Gabriel Brasil analisa os prospetos de novos veículos automotivos, com uso de combustíveis não fósseis e as consequências disso sobre a economia brasileira.
Download > O Setor Automotivo Brasileiro e o Novo Paradigma dos Veículos Elétricos


O NEFIN apresenta os principais fatores de risco utilizados na literatura, assim como o dividend yield, short interest e IVol-BR, utilizando dados brasileiros.
Download > Relatório de Indicadores Financeiros

 

 

 

Economia e História

 

 

 

 

Rômulo Manzatto discorre sobre como as ideias econômicas presentes nos debates da Liga das Nações são relevantes na atualidade, ao antecederem o discurso econômico nas Nações Unidas e em outros órgãos multilaterais.
Download > Ohlin, Manoilescu e Nurkse na Liga das Nações


Ivan Salomão comenta o debate da substituição das importações como engrenagem do desenvolvimento brasileiro no século XX e possíveis novas alternativas ao desenvolvimento brasileiro, considerando os problemas da atualidade.
Download > O Processo de Industrialização Via Substituição de Importações

 

 

 

Pesquisa na FEA - Economia

 

 

 

 

Esta seção divulga a pesquisa acadêmica desenvolvida por mestrandos e doutorandos do Departamento de Economia da FEA/USP, publicando os resumos das dissertações e teses defendidas recentemente.
Download > Pesquisa na Fea – Economia

 

 

 

Panorama Macroeconômico

 

 

 

 

Edição n. 511 completa
Download da edição completa

 

 



< Voltar
Tel.: (11) 3872-9880 Rua Almirante Pereira Guimarães, 211 Pacaembu - São Paulo - SP
CEP 01250-001
© SINDECON-SP. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo do SINDECON-SP. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. All rights reserved.