Publicações > Artigos
Nota Econômica Semanal - Produto Interno Bruto (PIB) – IBGE
O Produto Interno Bruto (PIB) o setor de serviços foi responsável por 58% no 2º Trimestre de 2024 da totalidade do PIB variou 3,5% 2º trimestre de 2024 (frente ao mesmo período de 2.023). Frente ao primeiro trimestre de 2023, o PIB (Produto Interno Bruto) de 2023 cresceu 1,0%.
O crescimento do setor de serviços, que alcançou 3,5% no 2º trimestre de 2024, contribuiu significativamente para o crescimento econômico do Brasil. O avanço no setor de serviços foi influenciado pelo crescimento de Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (2,0%), Comércio (1,4%) e Informação e comunicação (1,7%).
Já pela ótica da demanda o destaque ficou por conta da continuidade do crescimento da Despesa de Consumo das Famílias (1,3%), da Despesa de Consumo do Governo (1,3%) e da Formação Bruta de Capital Fixo (2,1%). Com isso, a demanda doméstica apresentou a maior contribuição para o crescimento do PIB (1,4 p.p).
Por trás desse forte ritmo de crescimento está a mesma dinâmica observada em trimestres anteriores. Há uma grande expansão dos gastos públicos, incluindo elevadas transferências de renda, o que estimula o consumo das famílias, o que, por sua vez, gera expansão da produção e do emprego, o que anima os bancos a emprestarem mais, o que alavanca o consumo e realimenta todo o ciclo.
< Voltar