Publicações > Artigos
Nota Econômica Semanal - CAGED (cadastro geral de empregados e desempregados - MTE
Serviços mantêm liderança na geração de empregos
O total de empregos gerados em Maio 2.025 no CAGED (cadastro geral de empregados e desempregados) publicado, o setor de serviços obteve um saldo positivo de 70.139 mil dos empregos formais 47% do total. No acumulado do ano, o setor já gerou 562.984 postos de trabalho, o equivalente a 54% de todos os empregos formais criados em 2025.
O mercado de trabalho brasileiro, em maio de 2025, reforça o protagonismo do setor de serviços como motor do emprego formal e da recuperação econômica. A continuidade dessa trajetória depende de fatores como:
• Sustentação do crescimento econômico;
• Políticas de estímulo à qualificação profissional;
• Estabilidade macroeconômica, sobretudo no combate à inflação e na manutenção dos juros em trajetória de queda.
A PNAD Contínua aponta uma queda da taxa de desocupação para 7,3%, a menor desde 2014, refletindo a melhora gradual da ocupação, com o setor de serviços contribuindo de forma expressiva para esse desempenho.
Sobre o mercado de trabalho segue demonstrando sinais de resiliência, impulsionado principalmente pelo setor de serviços, que mantém papel central tanto na geração de empregos quanto na redução das taxas de desocupação. Os dados do CAGED de maio de 2025 e da PNAD Contínua reforçam essa tendência, indicando expansão do emprego formal e melhora gradativa dos indicadores de ocupação no país, com destaque para segmentos como serviços profissionais, administrativos, saúde, educação e turismo.
Para informações acessar: https://coreconsp.gov.br/nota-economica-n-21-por-carlos-eduardo-junior-caged-cadastro-geral-de-empregados-e-desempregados-mte/
Mais informações: Clique aqui
< Voltar