Publicações > Artigos
Nota Econômica Semanal - (ICS) Índice de Confiança de Serviços - FGV
Índice de Confiança de Serviços interrompe quedas
O Índice de Confiança de Serviços (ICS), calculado pelo FGV IBRE, avançou 1,9 ponto em setembro , alcançando 89,0 pontos, após três quedas consecutivas. Apesar da alta, a média móvel trimestral recuou 0,6 ponto, sinalizando que a tendência predominante ao final do terceiro trimestre ainda é de desaceleração do setor.
O resultado reflete a percepção de que a atividade atual apresenta algum alívio, com destaque para serviços prestados às famílias e telecomunicações, mas as empresas seguem cautelosas quanto ao futuro. A diferença entre o ISA-S e o IE-S atingiu em setembro o maior nível negativo desde 2009, indicando que os empresários seguem mais pessimistas em relação ao fim do ano.
Impacto macro , o setor de serviços segue alinhado ao cenário de juros altos, inflação resistente e crescimento moderado , funcionando mais como um freio suave à economia do que como motor de expansão.
Do ponto de vista econômico , o desempenho do ICS mostra um setor de serviços que resiste à política monetária contracionista , mas que revela sinais de desaquecimento. No curto prazo, o consumo e a geração de empregos devem ser preservados, mas a perda de fôlego projetada para os próximos meses tende a reduzir a contribuição do setor para o crescimento do PIB no quarto trimestre.
Apesar da alta , o índice de confiança de serviços não altera a tendência de desaceleração observada ao longo do terceiro trimestre. Neste mês, notam-se alguns resultados positivos dentre os setores, sobretudo nos serviços prestados às famílias e de telecomunicações. A melhora na percepção da situação atual compensa parte da queda dos últimos meses.
Mais informações: Clique aqui
< Voltar